Texto por Beth Hargreaves e Clarice Godinho
Está pensando em reformar a sua casa, mas tem medo do transtorno que isso pode causar? Se sim, siga algumas dicas para relaxar, desencanar e minimizar os tormentos de uma obra.
1 – Tenha certeza da obra
Não comece uma reforma por uma vontade momentânea. Prepare-se psicologicamente, pois você terá que conviver com vários dias de barulho, sujeira e, além disso, algum ambiente da sua casa estará completa ou parcialmente fechado. Mas lembre-se, se feita com consciência, com profissionais e materiais adequados, vai valer a pena!
2 – Um projeto bem estruturado é a prioridade número UM de uma obra
Muita gente pensa que a obra só começa com a chegada da equipe, mas é preciso planejamento prévio. Tire um tempo para estudar a planta da casa ou do cômodo, detalhar suas ideias, materiais a serem usados e orçamentos. Faça o descritivo dos acabamentos, um cronograma completo e invista em um administrador de obras com experiência, podendo ser um engenheiro ou arquiteto. É obrigatório que o administrador da obra saiba ler projetos e tenha experiência.
3 – Esteja preparado para imprevistos
Obra é obra! Mesmo com tudo planejado, é bem possível que falte material, que alguma coisa quebre, não se encaixe, tenha fissuras, trincas, que ache-se mofo, uma infiltração, uma viga e, principalmente, que você tenha gastos extras. Deixe um valor reservado para cobrir essas surpresas desagradáveis.
4 – Por etapas
Faça um cronograma com toda a equipe responsável pela obra e especifique prazos para cada etapa e os custos por período, ou seja, por etapa da obra. O cuidado aqui é o de minimizar possíveis atrasos ou paralisações do processo por falta de materiais de construção ou por outros erros de cálculo.
5 – Confiança
Se você contratou um profissional para fazer o seu projeto de decoração – e esperamos que sim – confie nesse profissional. Palpites fora de hora e sem o conhecimento necessário só atrapalham e atrasam a obra. No início do projeto, apresente as suas ideias e, juntos, avaliem as melhores possibilidades para que tudo fique do jeitinho que você deseja. Mas não se esqueça que, ao tirar o projeto do papel, podem ser necessárias algumas pequenas adaptações, e isso é normal.
6 – Previna-se
Forre todo o chão com papelão para evitar que os pisos sejam danificados. Evite usar plástico, pois esse material não ameniza a queda de alguma ferramenta, por exemplo. Cuidado também com objetos de decoração. O ideal é embalá-los em jornal e armazená-los em uma caixa ou em outro local seguro.
Todos os móveis devem ser cobertos, mesmo que não façam parte do mesmo ambiente da reforma. Certamente a poeira vai se alastrar pela casa e pode, inclusive, chegar até os itens que estão dentro dos armários. Use plásticos e, se possível, finalize as extremidades com fita crepe.
7 – Não perca tempo!
É impossível ficar limpando tudo durante todos os dias da reforma. No dia seguinte tudo estará sujo novamente. Apenas mantenha a organização e cobre dos empreiteiros o mesmo. A poeira será inevitável. Minimize o problema pedindo para que o responsável da obra se comprometa a descartar o entulho gerado diariamente.
Reformar a casa não se trata de algo difícil, mas merece sua total atenção. Apesar dos possíveis problemas, reclamações de vizinhos e transtorno no dia a dia, é claro que vale a pena! Uma atmosfera agradável e organizada reflete na sua personalidade, além de motivar a mudança de hábitos. Uma casa renovada é o primeiro passo para colocar em prática suas metas de ano novo…
Essa é nossa dica pra vida…
Comments